07 ago

5 ferramentas para gerir sua equipe e aumentar sua produtividade

Com o avanço da tecnologia e das novas formas de comunicação, um dos grandes questionamentos dos especialistas em produtividade é o real aproveitamento das inúmeras possibilidades oferecidas. Além disso, muitos acreditam que mais do que ajudar, esses novos aplicativos e programas podem atrapalhar a produtividade e a concentração, se usados de forma errada.

Por isso, listamos abaixo cinco ferramentas que, se usadas corretamente, vão lhe poupar tempo e ajudar a aumentar sua produtividade e a de sua equipe. Confira!

1 – Wunderlist: você ainda utiliza a boa e velha agenda para anotar seus compromissos? Que tal uma agenda virtual, em que você pode, inclusive, compartilhar as tarefas com sua equipe e controlar como andam as atividades de cada um? Essa é a proposta do Wunderlist, aplicativo gratuito e multiplataforma, ou seja, pode ser usado no seu computador ou no seu celular.

2 – Focus Booster: e-mail, telefone, redes sociais, pausa para o cafezinho, o fato é que, quando se está com dificuldade para se concentrar, qualquer ruído é motivo para perdermos o foco. Essa ferramenta, portanto, lhe ajuda a administrar melhor seu tempo e, assim, permanecer concentrado por um período determinado. Funciona como um cronômetro, em que você determina o tempo em que deve ficar focado em uma atividade e também os minutos que considera ideal para checar sua equipe, ir ao banheiro, fazer um telefonema ou responder aos e-mails. É gratuito.

3 – Yammer: uma rede social corporativa. O Twitter, com sua pergunta chave “What are you doing” (O que você está fazendo?), revolucionou as redes sociais. Partindo desse conceito, o Yammer apresenta a mesma estrutura de microblog, mas muda o foco e pergunta: “What are you working on?” (Em que você está trabalhando?). Gratuito, mas com possibilidade de upgrade – 1 dólar por usuário -  o Yammer possibilita comunicação com colegas de trabalho; compartilhamento de notas, documentos, links ou outras infomações; fóruns ou discussões; gestão do conhecimento e identificação dos assuntos mais comentados ou relevantes na sua equipe naquele momento.

4 – Wiki: termo utilizado para denominar as ferramentas de conteúdos colaborativos. Existem diversos aplicativos que permitem criar a própria rede wiki da sua empresa ou equipe, uma forma rápida e simples de armazenar conhecimento e produzir sua própria enciclopédia. Ideal para equipes com alta rotatividade ou mesmo cujos processos de trabalho são muito dinâmicos e exigem conhecimentos específicos. Alguns exemplos de ferramentas: Wikia, PBWikiWikispaces.

5 – Skype: ideal para quem gerencia equipes distantes fisicamente. Mais do que um comunicador instantâneo, o Skype permite realizar reuniões virtuais com vídeo, voz e compartilhamento de arquivos. Apesar das chamadas serem tarifadas, o valor pago fica bem abaixo do geralmente cobrado pelas empresas telefônicas.

E você? O que achou das ferramentas apresentadas? Utiliza outra ferramenta interessante no seu dia a dia? Compartilhe com a gente! Colabore mais!

 

Deixe seu comentário

Nome

E-mail

Web Site

Comentário